Em que consiste a filosofia da educação? A resposta a esta
pergunta pode variar, dependendo do que se entende por filosofia (e, naturalmente,
também do que se entende por educação, mas a própria conceituação de educação
já envolve um certo filosofar sobre a educação). Ao leigo pode parecer incrível
que filósofos profissionais não tenham conseguido chegar a um acordo a respeito
do que seja a filosofia, isto é, acerca de seu próprio objeto de estudo, mas
esta é a pura verdade. A questão da natureza e da tarefa da filosofia já é, ela
própria, um problema filosófico, e, como tal, comporta uma variedade de
respostas. A muitos pode parecer que esta proliferação de respostas seja
indicativa do próprio fracasso da filosofia. Outros vêem nesta situação a
grande riqueza do pensamento humano, que, para cada problema que lhe é
proposto, é capaz de imaginar uma variedade de soluções, todas elas, em maior
ou menor grau, razoáveis e dignas de consideração, e todas elas contribuindo,
de uma maneira ou de outra, para uma compreensão mais ampla e profunda dos
problemas com que se depara o ser humano. Concordamos com estes últimos, e
somos da opinião de que, embora muitos problemas filosóficos milenares não
tenham (ainda?) sido solucionados, nossa compreensão deles, hoje, não é
idêntica à dos filósofos que os formularam pela primeira vez, sendo muito mais
profunda e ampla em virtude das várias respostas que já lhes foram sugeridas.
Isto significa que há progresso na filosofia, apesar de este progresso não
poder ser medido quantitativamente, em referência ao número de problemas
solucionados, podendo somente ser
constatado através de uma visão qualitativa, que leva em conta o aprofundamento
e a ampliação de nossa compreensão desses problemas.
É o estudo dos objetivos, dos processos, da natureza e dos ideais da educação. Pode estar dentro do contexto da educação como uma instituição socia.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirMaria Teresa
Entendo que a Filosofia da Educação, ela esta presente e manifesta nos provérbios antigos ou seja tradicionais, temos como exemplo, a linguagem e as crenças políticas. significa estar a caminho das interrogações que são mais importantes que as respostas e cada resposta se transforma em nova interrogação e esta envolvida sempre nos problemas educacionais, que são da própria realidade ( problemas sociais)