Descarte Penso logo existe
É preciso esclarecer que o termo
pensamento utilizado por Descartes tem um sentido bastante amplo, abrange tudo
o que afirmamos, negamos, sentimos, imaginamos, cremos e sonhamos. Assim, o ser
humano era para ele, uma substancia essencialmente pensante. O pensamento é
algo mais certo do que a própria matéria corporal. Baseando-se nesse principio,
toda filosofia posterior que sofreu a influencia de Descartes assumiu uma
tendência idealista, isto é, uma tendência a valorizar a atividade do sujeito
pensante em relação ao objeto pensado. Em outras palavras, uma tendência para
ressaltar a prevalência da consciência subjetiva sobre o ser objetivo. Descartes,
foi um racionalista convicto, recomendava que desconfiássemos das percepções
sensoriais, responsabilizando-as pelos freqüentes erros do conhecimento humano.
Foi um grande matemático, teve importante contribuição para a criação da
geometria analítica, que tornou possível a determinação de um ponto em um plano
mediante duas linhas perpendiculares fixadas graficamente [as coordenadas
cartesianas]Da sua obra-Discurso do método.podemos destacar quatro regras
básicas, capazes de conduzir espírito na busca de verdade:
1- Regra da evidencia –só aceitar algo como verdadeiro desde que seja absolutamente evidente por sua clareza e distinção.
2- Regra da análise – dividir cada uma das dificuldades surgidas em tantas partes quantas forem necessárias para resolve-las melhor.
3- Regra da síntese – ordenar o raciocínio indo dos problemas mais simples para os mais complexos.
4- Regra da enumeração – realizar verificações completas e gerais para ter absoluta segurança de que nenhum aspecto do problema foi omitido. Com o seu método da dúvida crítica [dúvida cartesiana], Descartes abalou profundamente o edifício do conhecimento estabelecido. Descartes celebrizou-se não propriamente pelas questões que resolveu, mas, sobretudo pelos problemas que formulou , que foram herdados pelos filósofos posteriores.
1- Regra da evidencia –só aceitar algo como verdadeiro desde que seja absolutamente evidente por sua clareza e distinção.
2- Regra da análise – dividir cada uma das dificuldades surgidas em tantas partes quantas forem necessárias para resolve-las melhor.
3- Regra da síntese – ordenar o raciocínio indo dos problemas mais simples para os mais complexos.
4- Regra da enumeração – realizar verificações completas e gerais para ter absoluta segurança de que nenhum aspecto do problema foi omitido. Com o seu método da dúvida crítica [dúvida cartesiana], Descartes abalou profundamente o edifício do conhecimento estabelecido. Descartes celebrizou-se não propriamente pelas questões que resolveu, mas, sobretudo pelos problemas que formulou , que foram herdados pelos filósofos posteriores.
O
empirismo, por sua vez, nega a existência de idéias inatas e enfatiza o objeto
pensado. Defende que o processo de conhecimento humano provém de duas fontes
básicas: a nossa percepção do mundo externo (atenção) e o exame interno da
nossa atividade mental (reflexão).
O
palco inicial do empirismo foi a Inglaterra. Nesse país a burguesia, a partir
do século XVII, conquistou não apenas poder econômico, mas também poder
político e ideológico, impondo o fim do absolutismo monárquico. Essa ascensão
da burguesia relaciona-se, no plano epistemológico, ao empirismo (valorização da
experiência concreta, da investigação natural) e, no plano sociopolítico, ao
nascimento do liberalismo (valorização da liberdade pessoal do cidadão e
exigência de limites constitucionais ao poder monárquico).
Os
principais representantes do chamado empirismo inglês são:
Francis Bacon, Thomas
Hobbes, John Locke, David Hume
No século
XVII, o inglês Francis Bacon (1561-1626) critica o método dedutivo da tradição
escolástica, que parte de princípios considerados como verdadeiros e
indiscutíveis, e esboça as bases do método experimental, o empirismo, que
considera o conhecimento como resultado da experiência sensível. Na mesma
linha, estão os pensamentos de Thomas Hobbes (1588-1679), John Locke
(1632-1704) e David Hume (1711-1776). O empirismo pode ser considerado
precursor do positivismo.
Características
do Empirismo:
*
Conhecimento cientifico: a experiência é a base do conhecimento científico
*
Origem das ideias: a origem das ideias é o processo de abstração que se inicia
com a percepção que temos das coisas através dos nossos sentidos.
*
Relação de causa-efeito
*
Autonomia do sujeito
*
Matemática como linguagem
O Criticismo kantiano
Seu objetivo foi examinar a crença em sua
aplicabilidade na recuperação do sentido da religião moral; tendo em vista os
aspectos restritivos e expansivos do saber, coadunando na ideia de história e
de sublime. Identificou ainda questões vinculantes à problemática central, tais
como, liberdade e esperança. A primeira, por ser uma ideia transcendental
essencial naquilo que se refere ao saber puro e prático e transcende a esfera
da experiência, seu escopo ocorre na autonomia da vontade moral; já a segunda,
por ser o mais genuíno desdobramento natural do crer e um pressuposto do saber.
Por fim, se discorreu acerca do vínculo entre o agir moral e a crença e
identificou que a busca da autonomia da obrigação e da moralidade kantianas,
explicadas pela razão transcendental, passam pela ideia do Ser Supremo. A
religião moral ou da razão é compreendida como um instrumento significativo e
tem na religião seu referencial moral.
Disponível
em:<http://breviariodasideias.blogspot.com.br/2008/11/o-racionalismo-de-ren-descartes-idias.html >. Acesso em: 30 abr. 2012.
Disponível
em:<http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/thesis/view/15>.
Acesso em: 01 mai. 2012.
Disponível
em:< http://www.fontedosaber.com/filosofia/empirismo.html>.
Acesso em: 01 mai. 2012.
Teresa!
ResponderExcluirCom a filosofia o mundo passou por uma grande trasformação, as pessoas deixaram de ser influenciadas pelo mito, pelo censo comum e passaram a buscar a "Razão", ou seja, a raiz dos fatos. As pessoas passam a ser influenciadas pela pesquisa empirica.